segunda-feira, 30 de abril de 2007

Cantinho brasleiro de 25/06/2002





Cantinho Brasileiro

25-06-2002
04/07/2002

08/07/2002

10/07/2002

Carlos Coelho


Para: O Castanheirense
Att. António Manuel Valadas Bebiano Carreira
De:
Carlos Manuel dos Santos Coelho
Av. Marechal Hanstimphilo de Moura, 338
Bloco F Sala 8 - C Cep 05641 - 000
Portal do Morumbi - São Paulo - Brasil
011 - 37 42 78 48- fixo 011 98 69 66 90 - celular
Fone/Fax 011 37 42 78 48
E-mail - cmcoelho@terra.com.br
Férias: Em Portugal


25-06-2002
Estou agradecido a familiares e amigos pelo modo como fui tratado.
Casa do Concelho de Castanheira de Pêra: Que bela sardinha, que bela tarde, que belas companhias.
Lá encontrei bons amigos entre eles o Engenheiro José Manuel Simões, Júlio da Piedade Nunes Henriques, Acácio dos Santos Costa, Rui Ministro, Aldemiro e muitos outros grandes amigos de Castanheira de Pêra.
Amigo Carreira, o Senhor dirige muito bem, foi uma viajem maravilhosa com um papo em alto nível, assim, sim.
E o lauto jantar estava muito bom e a companhia melhor ainda com a juventude comandando o espectáculo, assim é que é uma verdadeira democracia, no meu tempo de menino mandavam me calar, os velhos como eu estão ultrapassados. Viva a juventude.
Viver no Brasil: É só alegria.
Brasil Pentacampeão.
E o meu amigo Antunes dizia que o Brasil já era.
E o meu amigo José Manuel da Várzea, ficou admirado quando disse e que vinha assistir o Brasil ser campeão no Brasil.
Que era melhor eu ir para a Coreia do Sul.
Amigo você não calcula como bom foi assistir a final com 170 milhões de pessoas vestidas de verde amarelo gritando vai Ronaldo Fenômeno.
O Brasil é só alegria apesar dos pesares.
E aquele amigo que no Bar da Lena, torcia contra o Brasil, ( você, não entende nada de futebol arte).
Faça seu coração sorrir: Ande pelo menos 45 minutos por dia em marcha sempre uniforme.
Hoje dia 02/07/2002 andei uma hora e quinze minutos e ninguém mandou plantar batatas ou plantar couves, porque aqui temos 350 pessoas para cuidar deste paraíso de 7 hectares.
É uma mini cidade dentro da cidade de São Paulo.
Aos amigos das andanças matinais de Castanheira de Pêra os meus sinceros agradecimentos
Conselho: Beba menos e ande mais que seu coração agradece e plante couves e batatas e mexa-se em qualquer actividade física sem exageros.
Eu concordo em você gostar de plantar batatas, que faz bem à saúde.
Mas não concordo em você mandar plantar batatas aos outros e de graça para vossa senhoria.
Meu amigo António Tomas Henriques: Você é uma lição de vida.
Fiquei admirado em Coimbra com o alto astral teu e de teu colega da esquerda.
Não sei se ele é de esquerda.
Mas estava ao teu lado esquerdo.
Quando te visitei varias vezes em Castanheira de Pêra, fiquei animado com o carinho que estás vivendo.
É uma família linda maravilhosa.
Amigo António, e, a grana já veio?
É justo que te paguem tudo direitinho, porque contribuíste muito para o bem estar dos velhinhos, agora nossos colegas.
Gosto muito de conversar contigo.
Tu és um amigo que não sei quando começou a nossa amizade, a tua avó tinha sempre uma palavra de carinho para comigo.
A minha querida mãe recebia sempre muito bem a ti e teu irmão.
Tu és um exemplo de vida, parabéns.
A vida é bela.
Viva o Brasil Pentacampeão
INICIO
04/07/2002
Espaço da Internet:
A melhor obra nestes últimos tempos em Castanheira de Pêra.
Parabéns ao Pai da ideia.
É coisa de primeiro mundo, e de graça.
No aeroporto de Londres tem computadores, mas para usar tem que se enfiar o cartão de crédito e pagar.
Castanheira de Pêra está mais adiantada.
Para o meu amigo Miguel aquele de cabelo pintado os meus sinceros parabéns.
Você é um menino muito inteligente, continua na Internet mas não esquece de fazer esporte para a mente ficar boa, não bebe e não se droga porque isso é um caminho sem volta.
E usa a Internet com moderação.
Na tua pessoa mando um abraço a todos os colegas da Internet, eu na vossa companhia até me sentia mais novo.
Dona Teresa e Senhor Osvaldo, vocês são um exemplo de vida, ensinando essa meninada e esses jovens de terceira idade.
Os meus sinceros agradecimentos.
Ajudando as microempresas:
Hoje será inauguração, em Caçapava - Brasil, o primeiro galpão do programa Galpões do Agronegócio, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O programa funciona assim:
As prefeituras dão o terreno e infra-estrutura, e o Estado constrói um galpão de mil metros quadrados.
Nesse espaço, as prefeituras deverão coordenar a instalação de pequenas ou médias industrias. De frango a cachaça.
Instalado em frente à rodovia Presidente Dutra, o primeiro galpão do
Agronegócio vai produzir queijo, mel, doces, cachaça, rapadura, ervas medicinais, farinha de mandioca e frango.
Cada microempresa instalada vai gerar em média, 5 empregos directos e 25 indirectos.
Viva o Brasil Pentacampeão, a caminho do Hexa-campeão.
www.portaldomorumbi.com.br
Se você tiver curiosidade de saber onde eu moro visite este endereço.
Inverno no Brasil: Já começou, hoje fez 25 graus.
Ainda dá para ir à piscina fria, ou à piscina semi- olímpica e aquecida.
Mas a meninada e os da terceira idade preferiam a piscina aquecida e coberta.
Hoje fiz sauna húmida, nadei e coloquei a toalha na sauna seca ( como está muito frio) para me secar quentinho.
Só por curiosidade, às 6 horas da tarde já é de noite.

http://www.cm-castanheiradepera.pt/
Você que está lendo esta pagina em qualquer parte do mundo, se for a Portugal não deixe de visitar
Castanheira de Pêra, porquê:
Se você desceu no Porto ou Lisboa está aproximadamente duzentos quilômetros de Castanheira de Pêra com boas estradas.
Quando chegar a Coimbra está aproximadamente 60 quilômetros de Castanheira de Pêra, tem diversos caminhos para chegar.
Mas para mim o mais bonito é passar por Lousã (que é muito bonita) e subir a Serra da Lousã, a estrada é muito bonita serpenteando a serra, não vá correndo vá parando em todos os pontos pitorescos, tem vistas fabulosas e se você entrar nas ruas de terra vai descobrir uma Serra que até eu desconhecia embora a conheça muito bem.
Se levar um lanche (farnel) ou carne, frango, linguiças etc... E fazer um belo churrasco e um bom vinho água fresca e boa, tem na Serra da Lousã.
Depois de comer, beber e tirar um belo sono não esqueça de visitar o Santo António da Neve.
Pedir um bom casamento.
Pedir paz. Pedir um bom relacionamento com toda a sua família.
Pedir saúde. Pedir uma boa estadia em Castanheira de Pêra.
Peça tudo o que lhe vier à cabeça, peça mesmo que o Santo é milagroso, mas não esquece de deixar uns trocados para o Santo António.
Suba mais um pouco e visite o Campo de Aviação, pare o carro e ande um pouco a pé e escute o silêncio. Aproveite o sol que é melhor que na praia, não dá câncer de pele.
Se estiver chovendo ande e cante e grave a sua cantoria em plena Serra da Louzã e mostre para os seus que ali é o Paraíso do Mundo.
Não esqueça de filmar tudo à sua volta e grave tudo o que lhe viver à cabeça que você e os seus amigos vão gostar de ver e ouvir.
Ia esquecendo que fiz os meus vinte cinco anos de casado (bodas de prata) nessa Capela de Santo António da Neve, foi uma festa linda, maravilhosa.
Desça bem devagarzinho pelo lado do Coentral e sem pressa vá apreciando o que Deus nos deu, pare no Coentral e converse com seu povo mesmo que você não fale português, você vai encontrar alguém que fale inglês, como minha sobrinha Graça.
Visite a Capela do Coentral outra maravilha, onde eu trabalhei na década de 50.
Visite também o parque das merendas e faça um belo lanche que você vai levar e beba a sua bela água, beba três goles e peça alguma coisa a Deus porque eu já fui atendido.
Não esqueça de visitar a três piscinas naturais e virgens.
Visite também o Coentral Pequeno, Coentral das Barreiras, Coentral do Fojo enfim visite todos os Coentrais.
Tem diversos caminhos de chegar a Castanheira de Pêra, mas aconselho de ir pelo lado das Sarnadas, se já for noite vá directo para Castanheira de Pêra, jante num belo restaurante, acompanhado de um belo vinho (que a Castanheira de Pêra tem diversos e bons) durma nem que seja numa casa particular para você conviver com esse povo maravilhoso.
No dia seguinte abra a janela e escute o silêncio e respire esse ar maravilhoso sem poluição nenhuma.
Tome um belo café da manhã que só a Castanheira de Pêra sabe fazer, pão são diversos tipos, e pasteis (doces) são umas maravilhas.
Bem agora que está alimentado volta para as Sarnadas e comece a viajem turística novamente.
Pêra também é um lugar maravilhoso visite as Capelas nova e velha e olhe com olhos de ver, as coisas no mundo não são para se comparar, cada lugar tem o seu encanto.
No Bolo não esqueça de visitar o (supermercado mais antigo) (mercearia), venda como nós falamos aqui no Brasil "como você queira chamar".
Eu levei um amigo brasileiro e ele adorou estar lá.
Não esqueça de visitar o Restaurante, o museu do lagar, a piscina natural e se preferir fica debaixo das carvalhas e tire uma soneca.
Não esqueça de visitar a Capela da Sapateira. E não tenha pressa para almoçar porque tem muito lugar para comer em Castanheira de Pêra.
Vá tomando um aperitivo aqui e ali e jogando conversa fora que tenho a certeza que vai aprender muito com esse povo.
Visite as fábricas novas e antigas, porque Castanheira de Pêra já foi o primeiro centro industrial de lanifícios do País.
Viste a fábrica de Barretes que é a única no mundo.
Compre mel de Castanheira de Pêra que é maravilhoso e afrodisíaco.
O artesanato também é muito e apreciado no mundo.
O vinho morangueiro único no mundo. Mas vá ao Amial.
Sardinha assada na brasa, morangueiro, broa e um bom papo é uma delícia.
Se for tempo de castanhas não esqueça de fazer um magusto à moda da Castanheira de Pêra.
Visite a Igreja Matriz onde eu fui baptizado e reze no cemitério pelos nossos
antepassados.
Visite a Câmara Municipal.
Se por puro acaso precisar de atendimento médico Castanheira de Pêra tem um Centro Médico de Primeiro Mundo. (Espero que não vá precisar).
Espero amigo, que você fique uns dias em Castanheira de Pêra, para visitar tudo com olhos de ver.
Visite as Capelas das Gestosas, Cimeira e Fundeira.
Nesse caminho tem uma quinta particular linda com um recheio
maravilhoso.
Uma não, várias.
Visite o Troviscal com sua escadaria para a Capela.
Visite a Moita bem devagarzinho e lanche por lá, o vinho é muito bom.
Visite as Sarzedas com seu povo maravilhoso.
Agora que você já é conhecido em Castanheira de Pêra visite o clube e jogue uma suecada.
Não esqueça de filmar tudo e todos. E recomende para seus amigos visitarem
Castanheira de Pêra.
Até à volta.
(OBS: Amigo desculpe se alguma coisa não me lembrou, não foi por mal)
Se você quiser pode acrescentar algo mais a esta crónica, eu ia adorar.
Se eu fosse Presidente da Câmara de Castanheira de Pêra: A minha próxima obra era fazer marketing - propaganda de nossa querida e bonita terra.
Há 50 anos atrás eu já ganhava um dinheirinho vendendo postais do jardim.
Chegava a juntar-se 10 autocarros com visitantes para ver o jardim.
Nestas minhas férias fui visitado em Castanheira de Pêra por um amigo do Rio de Janeiro - Brasil, se cada Castanheirense atrair um visitante a Castanheira de Pêra é um dos maiores pólos turísticos da Europa.
Amigo faça a sua parte não espere que o Presidente faça tudo.
INICIO
08/07/2002
Colegas reformados no Brasil: São 20.518.936 aposentados
Receberam em 2001 75,33 bilhões de reais.
Curiosidades do Brasil.
Carta aberta para o Benedito: fui de férias a Portugal.
Meu amigo Benedito não fica com ciúmes, mas fui rever grandes amigos.
O Paulo infelizmente não o posso ver mais, mas é com grande saudade que lembro dele, um dia antes de ele partir batêramos um grande papo.
Para mim não importa o que os outros falam, você sempre me tratou com respeito e eu retribuía da mesma maneira.
Você sempre me tratou de primo e eu gostava de ser tratado dessa maneira.
O seu Pai trabalhou junto comigo, batêmos também grandes papos, gosto muito dele.
A sua Mãe vai muito ao Ribeiro do Amial * Moinho Velho * a minha família gosta muito dela, é uma grande Senhora.
Amigo espera por nós.
Pecados quem não os têm.
Amigo Benedito tu não tiveste a oportunidade de conhecer o José Veras Era um bom homem.
Era trabalhador.
Era honesto.
Eu que convive com ele muitos dias à tarde em companhia de outros amigos e principalmente na companhia do amigo Carlos Searas.
Gostava muito de conversar com estes amigos e num papo de alto nível e
Principalmente porque não se bebia nada ( e faz muito bem à saúde ).
Amigo José Veras quando te visitei em Coimbra fiquei com esperanças.
Amigo fica tranqüilo deste o teu recado.
Deixaste uma família linda maravilhosa.
Amigo espera por nós.
Que nós continuamos pagando os nossos pecados.
E quando ai chegar te apresento o meu grande amigo Benedito.
Faleceu no dia 21 de Junho de 2002, José Carreira Henriques Veras, de 55 anos, casado com Otília Rodrigues Coelho Henriques Veras. Filho de Manuel Henriques Veras e Maria Rosa Carreira. Era natural e residente em Castanheira de Pêra. O funeral realizou-se para o cemitério de Castanheira de Pêra.

Manuel Ventura
Maria Adelaide Rodrigues
Manuel Francisco
Manuel Miguel Vaz
Nazaré da Ascensão
Zulmira Maria
Os meus sinceros pêsames às famílias.

Meu amigo Benedito vou te apresentar as pessoas que chegaram a este muito maravilhoso.
E a terra mais linda do mundo que é Castanheira de Pêra:
LARA ALEXANDRA SANTOS ANTUNES
BEATRIZ DE FÁTIMA PIMENTA DA CONCEIÇÃO
LÚCIA MARGARIDA CARVALHO CASTANHEIRA
DANIELA MENDES HENRIQUES
DIOGO DE ALMEIDA BARJONA HENRIQUES
Benedito repara que uma já vem com o nome da nossa querida Terra.

Não fica com ciúmes meu amigo Benedito:
Mas em 68 dias que estive de férias em Portugal, não houve monotonia.
Os amigos não paravam de convidar para aqui e para ali, entre eles quero destacar e agradecer os seguintes nomes:
Julio da Piedade Nunes Henriques
António Carreira
Pedro Barros
Irmãos Barros
Manuel de Almeida neves
Fernando do Torgal
Edmundo Henrique Simões
Fernando Abdias
Eduardo Antunes
À minha família em geral
E a todos os amigos em geral.
E a todos os restaurantes de Castanheira de Pêra que sempre me tratam com muita atenção
Quero destacar o meu amigo Pedro Gama e família.
Meu amigo Benedito convide todos os nossos amigos e vá a Castanheira de Pêra , onde tem os melhores restaurantes do mundo e o melhor vinho e também as melhores amizades.
INICIO
10/07/2002
Viva o Brasil Pentacampeão, a caminho do Hexa-campeão
Traumas de infância: - Cuidado, crianças! O barbudo *Lula* do PT vai pegarvocês!
(Ranço do comunismo).
Falta de água: Para economizar colocaram uma placa no banheiro.
(Favor só lavar o que for usar hoje).
Ria faz bem à saúde.
Divirta-se com seus defeitos: Ninguém é perfeito em tudo.
Curiosidades de automóveis: Da frota brasileira em circulação de 20 milhões de veículos, cerca de 9 milhões tem mais de 10 anos, e 6 milhões acima de 15 anos.
O capitalismo levou um soco no estômago: Com as seguintes palavras:
Enron
Andersen
Merryl Lynch
Global Crossing
Adelphia
Dynergy
Tyco
Imclone
Xerox
Wordcom
Qwest
Merck
Squibb
E mais com todas as outras, ponto com.
E mais empresas vão quebrar pelo seu gigantismo e ganância.
O Benedito não está entendendo nada, porque lê poucos jornais televisivos e impressos.
O Benedito também pensava que a crise Argentina não chega na mesa dele, mas esta semana pagou o pão mais caro, porquê ?
Os produtores argentinos sentaram em cima do trigo e não querem vender para o Brasil só se pagarem mais dólares.
Hoje o Mundo está globalizado.
E os portugueses foram os pioneiros na globalização em 1500.
O Presidente do Mundo também recebeu informações privilegiadas e vendeu as ações antes de elas baixarem.
A Igreja Católica (que costumava ser do bem ) está defendo padres acusados de molestar menores.
É tudo sacanagem
Euro: Para minha alegria, hoje dia 14/07/2002 o euro está quase se encostando ao dólar.
Bem dizia um amigo, que os europeus são matreiros.
A Europa tem uma cultura milenar.
Contabilidade criativa: Dois mais dois são quatro, dois menos dois são zero, um dois ao lado do outro são vinte e dois, e vão por ai adiante como dois patinhos na lagoa.
E os mesmos números ora colocados de uma maneira, ora colocados de outra no balancete de uma empresa, às vezes mostram lucro outras vezes apresentam prejuízos de acordo com os interesses dos malandros executivos.
E os acionistas do Mundo perderam 5 trilhões de dólares. E o Benedito continua não percebendo nada.
Ideias, não se envergonhe de suas ideias:
A Volkswagem do Brasil dá prémios de 30 mil reais a 150 mil reais para quem tiver boas ideias.
Castanheirense mande a sua ideia, para melhorar Castanheira de Pêra.
Não fique pensando que boas ideias estão numa cabeça só.
INICIO



Voltar à 1º Pagina " O CASTANHEIRENSE "

Nenhum comentário: