Enquadramento 1 - Castanheira de Pêra: urbano, incrustado a muro na R. 4 de Julho. Descrição 1 - Edícula com decoração arquitectónica de embasamento saliente em 3 planos crescentes de perfil em ducina sobre os quais assenta, sobre pilastras lisas, entablamento composto por arquitrave em arco de asa de cesto sobrepujado por pináculos e cruz ao centro; guarnição em grade serpentinada simetricamente, protege oratório que abriga painel pintado representando as almas do purgatório contorcendo-se no meio de labaredas e erguendo os braços para o céu em sinal de clemência, sobre legenda: P. ALMAS. P.N.A.M.. Cronologia 1545 / 1563 - No Concílio de Trento fica definitivamente estabelecido no seio da cristandade a existência do Purgatório, sendo que as almas que aí penavam transitoriamente eram susceptíveis de obter a Salvação através de orações. Tipologia Arquitectura religiosa. Alminhas. Características Particulares Edículas incrustadas ou adossadas, com enquadramento arquitectónico composto ou simples constituídas por oratório, painel (com ou sem legenda) e caixa das esmolas. ( Lurdes Perdigão, in http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx )
Que pena o nosso amigo Carlos Fonseca não ter identificado as alminhas da Castanheira. Fiquei curioso para ver se as alminhas mandadas construir pelo meu Tio Danilo (creio que no Outeiro), estão incluidas entre as que constam da relação dele.
SALVADOR
SALVADOR
----- Mensagem encaminhada ----De: Carlos Fonseca Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.comEnviadas: Segunda-feira, 14 de Julho de 2008 14:29:01Assunto: ALGUMAS ALMINHAS DO CONCELHO DE CASTANHEIRA DE PÊRA
.ALGUMAS ALMINHAS DO CONCELHO DE CASTANHEIRA DE PÊRA
Abraços
Carlos Fonseca
.ALGUMAS ALMINHAS DO CONCELHO DE CASTANHEIRA DE PÊRA
Abraços
Carlos Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário