segunda-feira, 16 de junho de 2008

O nosso barrete agora fabricado no Bangladesh, é triste.......

Jorge Correia disse...
Já nada me admira com a historia dos barretes serem feitos no Oriente.Conheci a situação dos galos de Barcelos,.Eram vendidos a 5 euros e agora vêm da China e custam 1 euro.Jorge Correia
17 de Junho de 2008 15:28


O nosso barrete agora fabricado no Bangladesh, é triste.......






Os barretes, com uma discreta inscrição alusiva à marca - "Licor Beirão, o licor de Portugal!" - são de algodão e foram importados do Bangladesh, segundo José Redondo.


Euro2008: Licor Beirão oferece na Suíça 18.000 barretes de campino ...
"Estes barretes continuam a ser fabricados, sobretudo por encomenda, numa fábrica têxtil de Castanheira de Pera", declarou hoje à Lusa Kalidás Barreto, ...futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080616/euro2008-licor-beirao-oferece-na-suica-18-000-barretes-de-campi... - 5 horas atrás - Páginas Semelhantes - Anotar isso





Estes barretes continuam a ser fabricados, sobretudo por encomenda, numa fábrica têxtil de Castanheira de Pera", declarou hoje à Lusa Kalidás Barreto, autor da monografia histórica daquele concelho, situado na serra da Lousã.
Só que na pequena indústria do Safrujo, na Castanheira, os barretes produzidos não são de algodão.
Segundo Kalidás Barreto, um sindicalista e investigador da história da região, estas carapuças locais "são todas em pura lã de ovelha", ao contrário das suas "parentes" da economia global, agora distribuídas na Suíça pelo Licor Beirão.
Em 1914, ano da criação do município da Castanheira de Pera, existiam aqui oito fabricantes de barretes, mas hoje labora apenas o de Safrujo.
Fabricavam ainda carapuças pretas, como as que usam ainda grupos etnográficos da região saloia, arredores de Lisboa, e da Nazaré, onde alguns pescadores mais velhos não as dispensam.
"O barrete, na sua extremidade, servia também de algibeira, para guardar tabaco, lenço ou dinheiro", salientou Kalidás Barreto.
Sempre que "visitantes ilustres" são recebidos na Câmara Municipal da Castanheira, o presidente convida-os a "enfiar um barrete" oferecido pela autarquia.
O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, integra essa galeria de "galardoados", a que se juntam dois chefes de Estado portugueses, Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, além de Mário Soares e Cavaco Silva, mas estes enfiaram o barrete verde-rubro quando chefiavam o Governo.
CSS.

Nenhum comentário: