domingo, 18 de maio de 2008

Sexo

[17/5/2008 17:45:53] FERNANDO MANUEL HENRIQUES FERNANDES diz : Amigo Carlos Coelho, já há alguns dias que ando para lhe fazer uma pergunta, aqui vai: poruqe é que no seu endereço tem uma diferença de horas de Portugal de 4h30, mais 0h30 do que as 4h00? Um abraço, Fernando[17/5/2008 17:46:32] FERNANDO MANUEL HENRIQUES FERNANDES diz : quiz dizer: porque é que......[17:35:17] FERNANDO MANUEL HENRIQUES FERNANDES diz : Amigo Carlos, e esta? Valha-nos estas descobertas cá pelo Portugal, tal como segue:ContracepçãoIgreja ensina como definir sexo do bebéMovimento ligado à Diocese de Braga ensina método que ajuda a engravidar e a escolher entre filhos e filhas. Probabilidade de ter uma menina aumenta se a relação sexual ocorrer nos dias antes da ovulação.
Apostaram com o obstetra que o primogénito seria um rapaz e, há três anos, nasceu o Diogo. Depois, optaram por uma filha, a Inês, que tem um mês de vida. Defensores do método de contracepção natural sintotérmico, José Marinho e a mulher, Conceição, dizem ser possível determinar o sexo dos filhos, com um grau de probabilidade entre 80 a 85 por cento. O método já resultou em vários casais portugueses e estrangeiros.
O processo assenta na definição da fase ovulatória da mulher – que normalmente dura cinco dias –, dentro do ciclo de 28 dias entre menstruações. Quem não quiser engravidar, basta abster--se de ter relações sexuais nos cinco dias ‘críticos’. Caso pretenda ter um bebé e escolher entre menino e menina, a probabilidade de vir a ter uma filha aumenta se a concepção decorrer nos dias antes da ovulação, quando o muco cervical está mais espesso, favorecendo os mais resistentes cromossomas X (femininos). À medida que a fase ovulatória avança para o fim – potencialmente o quinto dia –, o muco torna-se mais líquido, aumentando o sucesso do cromossoma Y (masculino), menos resistente, mas mais rápido.
'Não é nenhuma descoberta milagrosa. Apenas a conjugação de métodos naturais sustentados no conhecimento profundo do próprio organismo humano', disse ao CM o professor de Educação Moral José Marinho, que lidera o Serviço de Entreajuda e Documentação Conjugal, movimento da Diocese de Braga que inicia no próximo dia 24 um curso de Planeamento Familiar Natural.
Sem recurso a preservativos, laqueação, pílulas ou qualquer produto químico, José e Conceição Marinho já levam sete anos de casados, assumindo-se como exemplo da eficácia contraceptiva do método sintotérmico. A experiência tem sido exercitada por 13 casais minhotos que seguiram o curso de formação no ano passado, a par de famílias de França e da Alemanha, que conseguiram ainda concretizar os desejos no que diz respeito ao sexo dos filhos.
José Marinho salvaguarda que a eficácia do método sintotérmico para evitar a gravidez não planeada é de 'cem por cento'.
Extraída do CM de hoje. Um abraço. Fernando Fernandes

Nenhum comentário: