quinta-feira, 22 de maio de 2008

Santos Dumont em Petrópolis.

Caros Carlos,
A propósito de nossa conversa de ontem relativa ao pioneiro da aviação, nosso Santos Dumont, envio pelo anexo duas fotos de uma das praças desta cidade, à qual foi dado o nome de Praça Santos Dumont, constando na mesma uma miniatura do 14º Bis, que se pode ver em primeiro plano.

Mais sobre Santos Dumont em Petrópolis:
Museu Casa de Santos Dumont
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Museu Casa de Santos Dumont na cidade de Petrópolis
Museu Casa de Santos Dumont, mais conhecida como A Encantada, está situado no município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.
A casa de Santos Dumont em Petrópolis é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade. Santos Dumont recebeu o convite de veranear em Petrópolis da Princesa Isabel, na época áurea das temporadas na cidade serrana durante o Império, e ao aceitar o convite decidiu construir uma casa que atendesse suas necessidades.
A rua escolhida é hoje chamada em Petrópolis de Rua do Encanto, mesmo nome dado à casa do aviador.
A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente subir com a perna esquerda, e a própria arquitetura da casa onde não é utilizada divisórias entre os cômodos.
A casa possui três andares, além de um observatório, por sobre o telhado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu abraço
SALVADOR

2 comentários:

Jorge Correia disse...

Eu já visitei esta casa em Petropolis,em Outubro de 2006.
Verdadeiramente fascinante ,assim como o local onde está inserida.
Obrigado Salvador pela lembrança.
Jorge Correia

Luiz Pagano disse...

Conheça um pouco mais da vida de Santos=Dumont

Acesse http://www.santosdumontvida.blogspot.com e descubra mais sobre a vida do nosso ilustre aviador narrado com incríveis ilustrações de Luiz Pagano.

Logo logo vou começar a desenhar S=D em Petrópolis

Grato, e parabéns pelo trabalho!