Passados que estão o «Dia de Amigos», o «Dia de Amigas» e o «Dia de Compadres» hoje, 5ª feira dia 11 de Fevereiro de 2010, celebra-se o «Dia das Comadres»! Uma tradição continental muito antiga. Num texto de 31 de Março de 1937, publicado na «Revista Lusitana» e intitulado «Expressões Populares do Alto-Alentejo», o filólogo seu autor descreve como então se vivia o «Dia de Comadres» (pag. 264) e do «Dia de Compadres» (pag. 267) naquela região alentejana. Este trabalho – com citação na «Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira» (vol.7/207) - encontra-se disponível no site do Instituto Camões em
http://cvc.instituto-camoes.pt/bdc/etnologia/revistalusitana/36/lusitana36_pag_263.pdf
(Lateralmente a obra contém uma referência a Figueiró dos Vinhos na pag. 280). Mas, como é consabido, a tradição não se limita apenas ao Alentejo. Basta uma breve pesquisa google para, ainda hoje, se encontrar vivas manifestações destes eventos em vários pontos do País com diversas formas na sua expressão. Em Castanheira de Pera, dentre as gerações mais antigas, ainda há quem bem se recorde dos “rituais” do «Dia das Comadres». Saberes que importaria preservar.
Agora o que notoriamente se tem de reconhecer é que estes eventos se foram desactivando no Continente, certamente devido à deslocação e dispersão das pessoas dos campos pelas cidades, enquanto nos Açores a tradição se cumpre cada vez com mais intensidade, certamente devido a melhoria das condições de vida e à realidade insular que proporciona uma maior proximidade e solidariedade entre as pessoas. Hoje os tempos são outros relativamente há 70 anos. Do antigo «lauto jantar na casa da mãe de uma amiga» ou do «assalto» em casa particular passou-se agora para o restaurante, onde a alegria e a animação transbordam noite dentro! O Senhor internauta ligue o som, «viaje» até aos Açores e contemple a alegria reinante nesta «Noite de Amigas» 2010 no Faial e em São Miguel. E a final passe ainda por um local do «Dia de Amigos» da ilha Terceira. Tudo neste link oficial:
http://videos.sapo.pt/S38SdzZldQcZLSKzjYJB
Ainda na ilha de São Miguel «participe» na festa deste grupo de Amigos da «Casa do Triângulo». Será mesmo que «Poder lá isso podia, mas não era a mesma coisa»?
Confira aqui http://videos.sapo.pt/HzrcP5pui9e1WPvtuBBN
E agora venha connosco até à pequena Ilha das Flores, o ponto mais ocidental da Europa, onde já trabalharam alguns Castanheirenses e «confraternize» com outro saudável grupo de Amigos:
http://www.youtube.com/watch?v=pnLtI1p3FUI
Ainda na ilha das Flores delicie-se com esta «soirée das Amigas»:
http://www.youtube.com/watch?v=nEHEAy1fR00&feature=related
Ou «entre» no programa desta respeitável e animada «Noite de Comadres»
http://www.youtube.com/watch?v=iHgYr399dr8
Findo este (per) curso e com a «formatura» assim obtida, será que algo se lhe não desperta no sentido de «reactivar» em Castanheira de Pera os dias de Amigos/Amigas, Compadres/Comadres? Porventura a Confraternização crescia, a Restauração agradecia e a Amizade irradiaria! A nossa terra pode constituir-se em «Capital da Amizade».
TENHA UM BOM DIA DE COMADRES!
FHN.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário