quarta-feira, 1 de junho de 2011

Casa do Tempo - Castanheira de Pera - Portugal

Castanheira de Pera, 29 de Maio de 2011

Assunto: «Memórias de Infância» - exposição itinerante do Museu do Brinquedo de Seia em destaque na Casa do Tempo de 3 a 28 de Junho.

É verdade que para muitos de nós a infância já passou mas, quem não se recorda dos amigos, das risadas ou das brincadeiras desses tempos?! São lembranças que dificilmente se esquecem e, por isso, em colaboração com o Museu do Brinquedo de Seia, a Casa do Tempo vai abrir as suas portas às «Memórias de Infância» e levar-nos ao encontro das emoções, fantasias e experiências que marcam o maravilhoso universo infantil.
A infância é feita de brincar e o brinquedo é tudo aquilo que a criança usa para se distrair e entreter. A essência da infância está no brincar sem parar e é através dos divertimentos infantis que a criança experimenta, aprende, vivencia, desenvolve as suas capacidades e constrói um conhecimento sobre si e sobre o mundo. Contudo, cada povo, cada geração tem os seus jogos, brinquedos e brincadeiras e olhar para um brinquedo é olhar também para a nossa identidade e história. Pequenos ou grandes, simples ou elaborados, os brinquedos são objectos que nos permitem conhecer a nossa sociedade e que constituem parte de um património cultural que é importante preservar e divulgar.
Portanto, porque o brincar faz parte da cultura da infância e porque os brinquedos evocam memórias de épocas passadas, a Casa do Tempo e o Museu do Brinquedo de Seia gostariam de convidar crianças e adultos a partilhar a magia da «meninice» e a ver uma exposição onde os brinquedos de hoje e de ontem revelam o seu incrível poder de encantar miúdos e graúdos. Os brinquedos são mágicos e, de 3 a 28 de Junho, não haverá carrinho que não nos envolva num mundo de sonho e alegria nem boneca que nos deixe esquecer a inocência e pureza da criança que existe dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário: