terça-feira, 12 de agosto de 2008

Alzheimer.


[10:39:40] FERNANDO MANUEL HENRIQUES FERNANDES diz : Amigo Carlos, hoje surgiu a seguinte notícia:Planta portuguesa ajuda a controlar AlzheimerInvestigadores portugueses concluíram que a salvia tem um “enorme potencial” no tratamento da patologia.
Investigadores portugueses concluíram que extractos de uma espécie autóctone de salvia, muito presente nas serras d'Aire e Candeeiros, revelam um “enorme potencial” como terapia para melhorar capacidades cognitivas, funcionais e comportamentais em doentes com Alzheimer, noticia a agência Lusa.
“Vários extractos da espécie de salvia que estudamos provocam inibições bastante potentes de enzimas envolvidas na patologia de Alzheimer”, disse Amélia Pilar Rauter, directora do Grupo de Química dos Glúcidos do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que lidera a investigação com Jorge Justino, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).
Falta agora transformar esses extractos em princípios activos que possam ser usados pela indústria farmacêutica, adiantou.
Para já, a investigação demonstrou a acção dos extractos desta espécie de salvia em duas enzimas que controlam a evolução da doença de Alzheimer, o que, segundo Jorge Justino, permitirá não curar mas controlar o desenvolvimento da patologia.
Cá pelo Portugal também se descobre um coisita de tempo a tempo. A solução para a cura desta doença merece de facto uma atenção redobrada. Era bom que fosse um grande êxito. Um abraço. Fernando Fernandes

Nenhum comentário: