segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

História de grande homem Castanheirense.






Caro Conterrâneo eAmigo Carlos CoelhoNum chuvoso dia destes (5ª Feira) tive de dar um saltinho à nossa Castanheira de Pera.Estive de manhã no Cortiço com o Comandante Bebiano Rosinha e mais tarde com o nosso Amigo Jorge Carvalho David.Gostaria de o ter cumprimentado e felicitado pelo bom trabalho no seu blogue e agradecer-lhe a referência às «Alminhas» no Porto Salgueirinho. Não é fácil lá chegar …Quanto à minha colaboração no blogue tenho de ter em conta as minhas limitações estatutárias. De qualquer modo tenho ideias sobre alguns tópicos engraçados sobre a nossa Castanheira que, em textos pequenos, se me afigura possível colaborar. Fica a ideia para o futuro e o seu email na minha lista de endereços.Entretanto:Tenho alguns artigos de opinião publicados no «Diário Insular» - Açores (papel) http://www.diarioinsular.com/ e depois transcritos aqui no Continente em dois sites jurídicos.Um texto em Outubro 2005 no site jurídico do MJ&D http://www.poder-judicial-2006-mjd.blogspot.com/onde ainda se encontra on line a final da página (penúltimo artigo).E três outros textos no site jurídico IN VERBIS (http://www.inverbis.net/ )Com data de 11/3, 23/3 e 17/9/2007, onde também ainda se mantêm on line, na secção Actualidade, Artigos de Opinião.São trabalhos de natureza jurídica, em que a ligação a Castanheira de Pera está apenas no facto do seu autor ser um modesto jurista, nascido numa modesta casa no Porto Salgueirinho, em cujo sossego alguns foram em parte elaborados e revistos antes da sua publicação.Os temas mantêm a sua actualidade. Daí que tenha tido a ideia de, os indicar à Administração do site «Noticias de Castanheira de Pera – Portugal», que se lhe achar algum interesse deles poderá dispor.Os textos são extensos. Mas de cada um deles bastará o título principal e as respectivas hiperligações para os abrir. Cabe tudo num pequeno espaço.Em separado vou enviar outro email com o título de cada texto e seus links directos para apreciação. (sem pressa).Um Abraço com votos de Boa estadia (última semana!) em Castanheira de Pera!a) Francisco Henriques das Nevesfhneves@netcabo.pt--------------------------------------------------- Reservado -----------------------------------------------------------------------PS.1. Só há duas pessoas nascidas naquela casa do Porto Salgueirinho. Eu e o meu primo Pompeu Henriques da Silva, filho do Diunal Zacarias, da Eira Velha que creio ser da sua geração. Primo porque minha mãe (Encarnação) e da dele (Maria Rosa) eram irmãs.2. Quanto a «Alminhas” há umas à entrada do Fontão, junto ao chafariz, mandadas fazer creio que pelo avô do Carlos Searas. Ele conhece bem a História. E ainda no Fontão há umas outras de pedra, no caminho do Corredor que remontam a 1890 (?). Caminho este por onde antigamente se vinha a pé Fontão / Cruz de Pau/ Vale das Figueiras / Castanheira. Ao mercado, à Escola, casamentos, funerais… Outros tempos!3. Peço desculpa pelo “reservado” que visa apenas pedir-lhe a não colocação desta carta no site, como compreenderá. No resto é livre!Um Abraço,FN.
Postado por Noticias de Castanheira de Pera - Portugal às Domingo, Abril 13, 2008
Marcadores:

Nenhum comentário: